13 janeiro 2013

A importância dos livros em nossas vidas!

Os livros me fazem bem, me deixam melhor, faz com que eu entre em um mundo que na realidade não existe, mas que deixa minha imaginação fluir de uma forma extraordinária. Opa! É com essa frase que começo este post.

Sou filha de duas pessoas que não concluíram o ensino fundamental e hoje em dia eles se arrependem de não ter tentado - pelo menos - concluir a 8ª série (ou 9º ano). Os dois estudaram até a 4ª série, mas sabem ler e escrever muito bem, mas minha mãe tem um desempenho melhor, rs. Na época do meu pai, a leitura não era muito valorizada, ele vivia na roça, corria atrás de passarinhos, trabalhava a tarde sobre o sol forte de rachar e à noite, ah.. a noite, ele tentava descansar. Já minha mãe, ela necessitava conciliar os estudos com o trabalho, para sustentar à casa, ela começou a trabalhar muito cedo. E daí em diante eles optaram, por condições de vida, sair do colégio e se focar no trabalho.

Hoje em dia sou uma espécie de "professora" para eles. Tudo o que eu leio, compreendo, o que eu assisto de interessante na TV, minhas pesquisas e entre outras coisas, eu compartilho com eles. O que mais me deixa feliz é que, meus pais se surpreendem com o que eu digo, com às palavras que eu uso para me expressar, eles ficam felizes. E isso para um filho é algo gratificante!

Mas Bruna, o que isso tem a ver com a importância dos livros em nossa vida? Calma! Estamos chegando ao ponto. Como meus pais não tiveram um estudo digno, eles sempre me aconselham a estudar, a ter um trabalho bom no futuro, ou até mesmo eu criar um próprio negócio. Eles sempre me incentivaram à ler, principalmente minha mãe.

Todos nós sabemos que no Brasil existem muitas, mas muitas pessoas que preferem estar na frente de um PC, assistindo uma TV, jogando um video-game, fazendo mil coisas, mas nunca vem em mente: "Ah, vou ir ler um livro." Confesso que já fui assim, mas não sou mais. É CLARO, eu amo ficar no PC, jogar jogos, se divertir, mas eu tenho conciliado isso muito bem. Tenho tempo para ler e fazer outras coisas. Simples. Mas a educação vêm de casa, certo? Se um pai ou uma mãe incentivar seu filho à ler desde pequeno, com certeza ele irá crescer lendo, sempre tendo o gosto por leitura.

Eu comecei à gostar de ler, quando peguei um gibi pela primeira vez, há muito tempo atrás, ainda no primário. Era da Turma da Mônica. Me apaixonei e toda semana ia na biblioteca do colégio, para sempre pegar um novo gibi. Daí em diante entrei no fantástico mundo da leitura...

Mas vamos chegar ao ponto: A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS. Ler aprimora seus conhecimentos, aprendemos a nos expressar melhor, a escrever corretamente e a conhecer palavras novas. O nosso vocabulário ficará mais amplo, usaremos palavras mais avançadas do que daquela pessoa que não possui essa prática. Tornamos uma pessoa mais dinâmica e reflexiva, formando ideias e opiniões próprias, assim trazendo para si um crescimento pessoal. Ler é uma diversão! Faz com que saímos do nosso mundo "normal" e partimos dentro da nossa mente para um mundo completamente diferente que vivemos, contos de fadas, ação, aventura, magia (beijo meu querido Potter, haha) e entre outros.

Leia mas leia muito! Faça com que a sua estante cresça ainda mais, pois livros nunca é de mais e conhecimento sempre é bem vindo, e, esse 'queridos' proporcionam para nós muitas coisas interessantes.

MAS E PARA VOCÊ, QUAL É A IMPORTÂNCIA DA LEITURA?
Deixe seu comentário ali em baixo, falando sobre a influência da leitura em sua vida e o livro que te fez abrir às portas para ler mais e mais livros.

Até a próxima, jovens. Adios!

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, sua história é parecida com a minha, meus pais também estudaram somente até a 4º série, alias minha mãe nem chegou concluir. Eu não sei bem ao certo quando passei a gostar de ler, mas me lembro que essa era minha diversão na adolescência. Me lembro que quando mais novo, não tinha PC para me distrair e por outro lado não gostava de TV, então passava o dia lendo meus livros, revistas (algumas já ultrapassadas) de modo que aprimorei alem de meus conhecimentos, o meu modo de escrever. Fiz a prova do Enem e fiquei com uma media 70 (para um aluno que sempre foi de escola pública não é ruim) e isso me garantiu uma bolsa e hoje sou formado em Ciências Contábeis, aprovado pelo conselho da profissão (CFC) e com um futuro garantido! Parece que não tem tanta importância assim, mas aquela redação que me garantiu tudo isso!
      Sou grato a Deus pela sabedoria e interesse que tive, e recomendo, coloque seus filhos no caminho da leitura! Nada de internet em demasia!

      Excluir
  2. Achei muito legal seu post a respeito da importância da leitura. Ler é um atalho e tanto, seja para melhorar o desempenho no entendimento da língua e na escrita, seja para adquirir mais conhecimento de mundo, mais cultura.
    No meu caso, lia absurdamente mais na infância, ficando um grande hiato da adolescência à fase adulta. O livro que me (re)abriu as portas, ou fez retomar o hábito, foi Insônia, de Stephen King. Sequer estava na moda, já é antigo, mas lembro que devorei o livro como não fazia há tempos.

    ResponderExcluir
  3. Concerteza, ler realmente é importante, fazemos isso o tempo todo sem nem percebemos, temos tudo no computador livros, notícias, todo tipo de mídia e entretenimento, mais na minha opinião, nada supera ter o conteúdo de forma original, seja por livros, revistas, DvDs e qualquer outra forma.

    Tenho alguns livros aqui e nem terminei de ler, mais gosto muito e penso em adquirir alguns. gosto muito de histórias e de ler, e tem realmente livros que valem a pena serem adquiridos pela qualidade de conteúdo, e também pelo falto de ter a coleção daqueles que você gosta é realmente gratificante *-*

    ResponderExcluir
  4. a importancia é que com um livro agente se informa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente aprendendo a escrever A GENTE (:

      Excluir
  5. pra mim os livrosd são fundamentais para entender as palavras q vc nunca ouviu falar mais quando vc le vc fika boiando oq é esta palavra vai lá e pergunta pra algum adulto ai quando vc fizer uma históri dependendo do significado da palavra vc pode usa-lá na sua história. então pra mim é mt bom ler livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna!
    Tudo bem?
    Lindo discurso sobre o livro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá bruna gostei desse discurso e quase como minha vida e a dos meus pais eles também trabalhavam muito no futuro é náo terminaram o ensino fundamental
    Obg essa história me ajudou muito😘😘😘

    ResponderExcluir