23 janeiro 2013

Como cuidar bem de seus livros

Para ter um livro bem conservado, é preciso ter alguns cuidados para que eles estejam bem bonitos em sua estante. Saber organizá-los faz uma diferença e tanto, também faz com que a durabilidade de seus livros aumente e assim fiquem com uma cara de novinho até depois de anos se passarem. E para que isso aconteça, precisamos tomar alguns cuidados. Veja a seguir algumas dicas!
TENHA UM CANTO SOMENTE PARA SEUS LIVROS
Esse "canto" me refiro certamente a uma estante. Seja ela em seu quarto, sala ou em outro lugar, mas tê-la é fundamental para que seus livros fiquem organizados. Manter sempre limpa e em um local arejado já é o suficiente. Guarde seus livros na estante em posição vertical, pois se guardar na posição horizontal provavelmente no futuro seus livros estarão com as páginas amassadas, pelo peso que é exercido sobre.
A LIMPEZA É FUNDAMENTAL
É muito comum acumular poeira em nossos livros enquanto eles estão todos ajeitadinhos na estante, isso todos já sabem. Mas por preguiça as vezes, tem pessoas que deixam de fazer uma limpeza, seja em sua estante ou em seus livros. Saiba que isso não pode acontecer! Limpá-los é essencial. Então, quando você ver que está na hora de limpá-los, pois já está visível a poeira, deixe a preguiça de lado e faça uma bela limpeza. Pois assim, tudo ficará mais bonito e agradável.

• Não deixar nenhum fragmento de alimento entrar em contato com os livros: isso pode atrair insetos. Para evitar uma infestação de insetos, faça uma limpeza periódica em seus títulos com um pano limpo e seco. Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

NÃO USE A ORELHA DA CAPA
Você já deve ter percebido que grande maiorias dos livros possuem orelha na capa, que contém informações sobre o livro e o autor. Algumas pessoas usam como marcadores de texto, mas atenção: eles são não para marcar textos! Eles amassam seu exemplar e isso não é nada legal.

Uma dica para aquelas pessoas que não possuem marca-páginas; é você usar um pedaço de papel, cartolina, papel-cartão ou algo do gênero e marque a página que você parou de ler. Mas por favor, não faça orelhas nas páginas, certo? Isso é horrível.

E também NÃO use clipes, pois o metal enferruja e deixa as folhas com um aspecto feio no local onde o clipes foi colocado.
SE ALIMENTAR E LER AO MESMO TEMPO NÃO É UMA BOA OPÇÃO
É comum até ver pessoas se alimentando e ler um livro, mas temos que tomar alguns cuidados. Não é bom comer algo que contém gordura, como um salgadinho e depois, por exemplo, virar a página com a mão cheia de farelos. Ou estar tomando alguma bebida, pois tudo pode acontecer, alguém lhe bater sem querer e nisso poderá respingar ou até mesmo deixar o líquido cair por completo em seu livro. Fique sempre atento em relação a isso.

Essas foram algumas dicas. Para ler outras, clique aqui e ficará por dentro de como cuidar melhor de seus livros.

E VOCÊ, COMO FAZ PARA MANTER SEUS LIVROS BEM CUIDADOS?
Deixe seu comentário e diga como você cuida de seus livros, quais cuidados sempre coloca em prática e o que faz para deixar os livros sempre com uma aparência nova.

Espero que tenham gostado. Até a próxima, jovens.

12 comentários:

  1. Muito legal o conteúdo do seu blog, além do visual clean!
    Eu gostei bastante, por isso adicionei ao gfriends e ao FB.
    Se quiser ver dar uma espiadinha num dos meus blogs eu agradeço
    https://www.facebook.com/PoderMagico

    Bjús
    Aurelio

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas, outra coisa é abrir seu livros duas vezes por ano para os deixar respirar(para que as folhas não mofem)


    http://estacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Recebi a mensagem que você enviou pelo diHITT e resolvi conferir o seu blog, do qual já estou participando. Parabéns pelo seu trabalho!

    Também curti a sua fanpage.

    Um abração e muito sucesso...

    ResponderExcluir
  4. Seu blog tem um visual alegre e v. dá dicas legais. Se v. é uma Jovem leitora, leia minha história no meu blog

    http://vidaemconto.blogspot.com.br

    Ha um outro em que publico mensagens de autores espíritas, para reflexão:

    http://refexoesdatiada.blogspot.com.br
    Estou seguindo seu blog

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas , sou novo nesse mundo dos livros mas sei quanto é a importancia da conservação e vendo o estados dos livros da biblioteca que eu vou pegar alguns livros .

    Bom trabalho

    Visite meu blog se der : http://2cabecasviajantes.blogspot.com/
    e se der curta

    PS : Escreve muito bem

    ResponderExcluir
  6. CONCORDO COM VC LIVROS TEM QUE SER TRATADO COM MUITO CARINHO ADORO LER.BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Otimas dicas e muito bem colocadas,adorei seu blog,caso esteja disponivel para parcerias de uma olhada em nosso site e entre em contato,sucesso para você.

    ResponderExcluir
  8. Este blog é de uma veterana leitora... e não uma jovem! Brincadeiras de lado, parabéns pelo blog e por esta postagem. Sorte!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas e muitas confesso servem para mim valeu mesmo. Gosto de visitar seu blog pelo menos uma vez por semana pois tem muita coisa legal e colocada de maneira bem simples e agradável. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. LIVROS SÃO COMO JÓIAS TEMOS QUE CUIDAR E GUARDAR COM O MAIOR CARINHO.ADOREI SEU BLOG AMIGA.ABRAÇO E SUCESSO.

    ResponderExcluir