28 abril 2013

[Resenha] O Teorema Katherine - John Green

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2013
Páginas: 304
Avaliação: Muito bom
Se o assunto é relacionamento, o tipo de garota de Colin Singleton tem nome- Katherine. E, em se tratando de Colin e Katherines, o desfecho é sempre o mesmo- ele leva o fora. Já aconteceu muito. Dezenove vezes, para ser exato. Após o mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão- elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.
Ao começar a ler o livro, logo de cara nos deparamos com um garoto prodígio e viciado em anagramas, Colin Singleton. Ele já namorou 19 garotas chamadas Katherine, mas não levou muita sorte e levou fora de todas. Mas a que mais abalou o seu coração com o fim do relacionamento, foi a Katherine XIX.

Para refrescar a mente e tentar esquecer de tudo o que aconteceu, Colin viaja com seu melhor amigo Hassan para uma cidade chamada Gutshot, onde o Arquiduque Francisco Ferdinando está enterrado. Durante o percurso, Colin tem o seu momento eureca e começa a elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, com o objetivo de saber o período que um relacionamento irá durar e também de quem irá colocar um ponto final no namoro.

Nessa cidade, eles encontram uma garota chamada Lindsey com que formam um laço de amizade e que será um ponto chave para que Colin saia do seu mundo normal e conheça outros costumes.

Até então nunca tinha lido nenhum livro do John Green mas confesso que me apaixonei pela escrita e pela forma fácil que ele nos transmite uma história.

O livro em si me agradou muito, eu gostei bastante das notas de rodapé, passa informações essenciais e algumas curiosidades bem interessantes. Com O Teorema Katherine eu ri, chorei e me emocionei. Consegui me apegar facilmente pelos personagens e quando acabei de lê-lo fiquei triste, pelo simples fato de ter acabado.

Para aqueles que ainda não leram esse livro, recomendo a leitura. Você irá adorar! ;)

3 comentários:

  1. Olá , seu blog é muito bom,
    e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é:
    António Batalha, e quero deixar-lhe um convite,
    se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no
    blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante.
    Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.
    Deixo-lhe a minha bênção.

    ResponderExcluir
  2. Oi, ótima resenha! Estou seguindo seu blog!
    Abraço!!
    Gabriel
    http://malucoporleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel. Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Estou te seguindo também!
      Beijos.

      Excluir