25 janeiro 2014

25 de janeiro, dia nacional do "Esqueça um Livro"

Sabendo que o brasileiro lê em média seis minutos por dia, o que você poderia fazer para que esse percentual aumentasse? Você já pensou presentear alguém, sem ao menos conhecer, esquecendo um livro? 
Em um país onde 75% da população nunca pisaram numa biblioteca, há pessoas que se comprometem incentivar o desejo pela leitura e um desses nomes é Felipe Brandão. Ele é o criador da campanha “Esqueça um livro”, iniciada em abril de 2013. Para participar basta deixar um livro num lugar público para que outro leitor o encontre. A ideia é fazer com que os livros circulem em vez de voltar para a estante depois de lidos. O projeto é inspirado no BookCrossing, um projeto criado em 2001 nos Estados Unidos com um objetivo nada modesto: fazer do mundo uma biblioteca.

"Os dados sobre leitura no Brasil são assustadores em relação a outros países, mas no meu dia a dia tenho visto algumas mudanças", diz Felipe. "As pessoas estão lendo mais. Um movimento como o 'Esqueça um livro' é pequeno, mas é o meu gesto. Tenho esperança de que o país pode melhorar por meio da leitura."

E hoje, 25, aniversário da cidade de São Paulo é também celebrado o dia nacional do "Esqueça um Livro". 

Para esta edição, Felipe Brandão reuniu cerca de 600 livros para “esquecer” na Avenida Paulista, em São Paulo. Leitores de outras cidades também podem participar e enviar fotos de seus livros “esquecidos” em qualquer lugar do Brasil. Antes de “esquecer” o livro, uma dica é escrever uma dedicatória explicando a campanha. "A ideia é que o livro continue circulando e seja esquecido novamente depois de lido", diz Felipe.

Fonte: Época

2 comentários:

  1. Oie, aqui é a Feh, do blog Mania Compulsiva por livros.

    Adorei o post.
    Infelizmente esqueci que ontem foi o dia nacional do Esqueça um Livro, se não faria uma postagem sobre em meu blog.

    Gostei bastante do seu cantinho, já estou seguindo!.

    Beijão...
    Att: Feh Almeida
    http://maniacompulsivaporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso. Uma ótima campanha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir