Sou filha de duas pessoas que não concluíram o ensino fundamental e hoje em dia eles se arrependem de não ter tentado - pelo menos - concluir a 8ª série (ou 9º ano). Os dois estudaram até a 4ª série, mas sabem ler e escrever muito bem, mas minha mãe tem um desempenho melhor, rs. Na época do meu pai, a leitura não era muito valorizada, ele vivia na roça, corria atrás de passarinhos, trabalhava a tarde sobre o sol forte de rachar e à noite, ah.. a noite, ele tentava descansar. Já minha mãe, ela necessitava conciliar os estudos com o trabalho, para sustentar à casa, ela começou a trabalhar muito cedo. E daí em diante eles optaram, por condições de vida, sair do colégio e se focar no trabalho.
Hoje em dia sou uma espécie de "professora" para eles. Tudo o que eu leio, compreendo, o que eu assisto de interessante na TV, minhas pesquisas e entre outras coisas, eu compartilho com eles. O que mais me deixa feliz é que, meus pais se surpreendem com o que eu digo, com às palavras que eu uso para me expressar, eles ficam felizes. E isso para um filho é algo gratificante!
Mas Bruna, o que isso tem a ver com a importância dos livros em nossa vida? Calma! Estamos chegando ao ponto. Como meus pais não tiveram um estudo digno, eles sempre me aconselham a estudar, a ter um trabalho bom no futuro, ou até mesmo eu criar um próprio negócio. Eles sempre me incentivaram à ler, principalmente minha mãe.
Todos nós sabemos que no Brasil existem muitas, mas muitas pessoas que preferem estar na frente de um PC, assistindo uma TV, jogando um video-game, fazendo mil coisas, mas nunca vem em mente: "Ah, vou ir ler um livro." Confesso que já fui assim, mas não sou mais. É CLARO, eu amo ficar no PC, jogar jogos, se divertir, mas eu tenho conciliado isso muito bem. Tenho tempo para ler e fazer outras coisas. Simples. Mas a educação vêm de casa, certo? Se um pai ou uma mãe incentivar seu filho à ler desde pequeno, com certeza ele irá crescer lendo, sempre tendo o gosto por leitura.
Eu comecei à gostar de ler, quando peguei um gibi pela primeira vez, há muito tempo atrás, ainda no primário. Era da Turma da Mônica. Me apaixonei e toda semana ia na biblioteca do colégio, para sempre pegar um novo gibi. Daí em diante entrei no fantástico mundo da leitura...
Mas vamos chegar ao ponto: A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS. Ler aprimora seus conhecimentos, aprendemos a nos expressar melhor, a escrever corretamente e a conhecer palavras novas. O nosso vocabulário ficará mais amplo, usaremos palavras mais avançadas do que daquela pessoa que não possui essa prática. Tornamos uma pessoa mais dinâmica e reflexiva, formando ideias e opiniões próprias, assim trazendo para si um crescimento pessoal. Ler é uma diversão! Faz com que saímos do nosso mundo "normal" e partimos dentro da nossa mente para um mundo completamente diferente que vivemos, contos de fadas, ação, aventura, magia (beijo meu querido Potter, haha) e entre outros.
Leia mas leia muito! Faça com que a sua estante cresça ainda mais, pois livros nunca é de mais e conhecimento sempre é bem vindo, e, esse 'queridos' proporcionam para nós muitas coisas interessantes.
MAS E PARA VOCÊ, QUAL É A IMPORTÂNCIA DA LEITURA?
Deixe seu comentário ali em baixo, falando sobre a influência da leitura em sua vida e o livro que te fez abrir às portas para ler mais e mais livros.
Até a próxima, jovens. Adios!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Bruna, sua história é parecida com a minha, meus pais também estudaram somente até a 4º série, alias minha mãe nem chegou concluir. Eu não sei bem ao certo quando passei a gostar de ler, mas me lembro que essa era minha diversão na adolescência. Me lembro que quando mais novo, não tinha PC para me distrair e por outro lado não gostava de TV, então passava o dia lendo meus livros, revistas (algumas já ultrapassadas) de modo que aprimorei alem de meus conhecimentos, o meu modo de escrever. Fiz a prova do Enem e fiquei com uma media 70 (para um aluno que sempre foi de escola pública não é ruim) e isso me garantiu uma bolsa e hoje sou formado em Ciências Contábeis, aprovado pelo conselho da profissão (CFC) e com um futuro garantido! Parece que não tem tanta importância assim, mas aquela redação que me garantiu tudo isso!
ExcluirSou grato a Deus pela sabedoria e interesse que tive, e recomendo, coloque seus filhos no caminho da leitura! Nada de internet em demasia!
Achei muito legal seu post a respeito da importância da leitura. Ler é um atalho e tanto, seja para melhorar o desempenho no entendimento da língua e na escrita, seja para adquirir mais conhecimento de mundo, mais cultura.
ResponderExcluirNo meu caso, lia absurdamente mais na infância, ficando um grande hiato da adolescência à fase adulta. O livro que me (re)abriu as portas, ou fez retomar o hábito, foi Insônia, de Stephen King. Sequer estava na moda, já é antigo, mas lembro que devorei o livro como não fazia há tempos.
Concerteza, ler realmente é importante, fazemos isso o tempo todo sem nem percebemos, temos tudo no computador livros, notícias, todo tipo de mídia e entretenimento, mais na minha opinião, nada supera ter o conteúdo de forma original, seja por livros, revistas, DvDs e qualquer outra forma.
ResponderExcluirTenho alguns livros aqui e nem terminei de ler, mais gosto muito e penso em adquirir alguns. gosto muito de histórias e de ler, e tem realmente livros que valem a pena serem adquiridos pela qualidade de conteúdo, e também pelo falto de ter a coleção daqueles que você gosta é realmente gratificante *-*
a importancia é que com um livro agente se informa
ResponderExcluirPrincipalmente aprendendo a escrever A GENTE (:
Excluirpra mim os livrosd são fundamentais para entender as palavras q vc nunca ouviu falar mais quando vc le vc fika boiando oq é esta palavra vai lá e pergunta pra algum adulto ai quando vc fizer uma históri dependendo do significado da palavra vc pode usa-lá na sua história. então pra mim é mt bom ler livros.
ResponderExcluirOi Bruna!
ResponderExcluirTudo bem?
Lindo discurso sobre o livro.
Parabéns!
Muito bom seu post
ResponderExcluirOlá bruna gostei desse discurso e quase como minha vida e a dos meus pais eles também trabalhavam muito no futuro é náo terminaram o ensino fundamental
ResponderExcluirObg essa história me ajudou muito😘😘😘