Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Lançamento: 2009
Páginas: 256
Avaliação: Ótimo
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Clay Jensen, um estudante meio tímido, ao chegar da escola, em um dia normal, ele se depara com um pacote estranho na frente de sua casa. Era um pacote que não continha remetente, o que deixou o garoto intrigado. Quando abriu aquilo, dentro havia uma caixa de sapatos com algumas fitas cassetes. Isso fez com que Clay achasse tudo aquilo muito mais estranho, mas, mesmo assim, ele decidiu ouvi-las. O que ele não sabia é que, ao clicar play, ele estaria prestes de reconhecer uma voz. A voz de Hannah Baker, morta há algumas semanas atrás. Suicídio por overdose de remédios.
Cada fita é uma nova história, é uma nova pessoa que, segundo Hannah, lhe influenciaram a chegar no ponto que chegou, fazendo com que ela se sentia menosprezada, criando boatos sobre ela na escola. Clay não conseguia compreender o porquê de estar na lista e receber essas fitas, já que não fez algum mal para a garota, ao contrário, ele queria se aproximar dela, pois seu sentimento por Hannah era muito forte.
Todas as pessoas que estão na lista, receberam um mapa, no qual a garota cita vários lugares da cidade para essas pessoas visitarem. Clay, então, fica disposto a percorrer todos estes locais no qual Hannah esteve presente. Caminhando na madrugada pelas ruas de sua cidade, Clay com um walkman escuta atenciosamente uma voz fantasma em seu ouvido. Com muito medo, angústia e desespero, ele vai descobrindo os porquês de Hannah ter se suicidado.
"Eu queria apertar stop e voltar a conversa inteira deles. Para voltar ao passado e alertá-los. Ou até mesmo impedi-los de se conhecer. Mas não posso. Não podemos reescrever o passado."A narrativa é simultânea, fazendo com que as falas da garota se encaixem perfeitamente com as reações de Clay. Por esse motivo não me senti perdida na história. O autor conseguiu facilmente formar uma narrativa diferente, mas ao mesmo tempo, fazer com que sentimos na pele do garoto. Por muitos momentos senti raiva e nervosismo com alguns fatos. Consegui me envolver demais com a história, nem imaginava o quão iria gostar d'Os 13 Porquês.
A capa do livro é muito bonita e, dentro dele, possui o mapa, no qual Clay percorre os lugares que Hannah esteve. Achei isso bem bacana, pois, em várias vezes, interrompia a leitura para avistar o lugar que ele se redirecionava. A diagramação está bem bacana, não tenho que reclamar, e a revisão está impecável - quase nulo de errinhos.
O livro em si, trata-se de um assunto polêmico, o suicídio. Apesar de muitas pessoas acharem que a leitura será difícil, posso dizer que não é, porém é um pouco pesada. Dependendo do ponto de vista de quem está lendo. Depois de conclui-lo, demorei um certo tempo para digerir a história totalmente. Posso dizer que me proporcionou noites sem sono e pensamentos voltados aos treze porquês.
"Olho pela janela, por trás do meu reflexo, para o jardim do pátio mal iluminado. Não consigo enxergar se ainda tem alguém ali, atrás da coluna de tijolos e trepadeiras, alguém sentado na mesa dela. Uma mesa que, em certo momento, também era um local seguro para Hannah."O autor Jay Asher destaca o fato de como tratamos o próximo, quais consequências essa falta de "gentileza" poderá se desenrolar no futuro. A mensagem do livro é sensacional, quebrando barreiras e fazendo com que encaramos essa realidade com outros olhos.
Eu li e fiz resenha a pouco tempo sobre este livro. Eu gostei muito,achei emocionante e impactante.
ResponderExcluirBjus.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Quero muito ler esse livro desde que o vi. Principalmente por ser um assunto diferente do que eu sempre leio.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro, Bruna. Adorei a sinopse, sua descrição, TUDO! Estou tremendo de curiosidade aqui. Vou procurar.
ResponderExcluirAbraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Livro lindo, amei quando li. <3
ResponderExcluirChorei muito! Deu até vontade de reler. rs
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Gostei muito da resenha, deu uma vontade enorme de ler. Bem, conheci o blog por indicação e posso dizer que não me arrependo, ainda mais pelos posts <3 Seguindo chuchu *3* Beijos, Djêni.
ResponderExcluirhttp://djeniferlopes.blogspot.com.br/
Eu adorei quando eu li o livro! Foi um tipo de leitura pra nunca esquecer sabe! Você lê o livro sem esperar muita coisa e acaba se surpreendendo! Amei demais!
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Oi Bruna, li esse livro há pouco tempo e também demorei um pouco pra digerir a história tanto que não consegui dar uma nota pra ele no Skoob.
ResponderExcluirJulguei Hannah mesmo sabendo que eu não tinha o direito disso, mas sinceramente não vi alguma razão realmente forte pra ela fazer o que fez.
Bem polêmico.
Beijos
Caline - Mundo de Papel
Caramba!!! Sua resenha foi sensacional e eu preciso MUITO ler esse livro!!!
ResponderExcluirAdoro temáticas que nos façam pensar e que tragam um pouco de polêmica à nossa vida!
Beijos
www.meumeiodevaneio.com.br
Brunaaaa, seu blog é lindo, bem organizado, com cores lindas e resenhas muito boas.
ResponderExcluirAdorei conhecer aqui, passarei mais vezes :)
Me faz uma visita? www.nuvemliteraria.wordpress.com <3
Ahhhhhhhh quero muito este livro, quer fazer uma caridade não? hahhahah
ResponderExcluirBrincadeira, mas aqui a capa dele é super linda né? Adorei!
Parece ser muito bom...
Abraços!
www.booksever.blogspot.com
Adorei o estilo do livro. Já tinha ouvido excelentes comentários. Gosto muito de livros que deixam uma mensagem.
ResponderExcluirDia de gincana literária no meu blog, não deixe de participar.
http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/
Agradecendo a visita, adorei o blog!! Quando quiser me manda tags também vou gostar, sempre que der eu apareço por aqui... Beijos!!
ResponderExcluirOlá Bruna,
ResponderExcluirEsse livro parece bem interessante, sua resenha me deixou curioso, mas a capa é muito feia....kk...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Sou louca para ler esse livro e sua resenha me deixou com mais vontade. O livro trata de um assunto polemico, mas a maioria das resenhas que vi por ai sao positivas. Vai entrar para a lista de desejos. Marquei seu blog em uma TAG, dá uma olhada lá.
ResponderExcluirBeijos
Livros e Café
Eu estou a meses esperando este livro baixar de preço. Desde que vi uma resenha dele, fiquei literalmente, apaixonada sobre o assunto. Depois da sua resenha, acho que não vou esperar ele entrar na promoção, não. A capa é linda, a sinopse também. Preciso lê-lo o quanto antes.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Um beijo.
Yasmin
deitadosnagrama.blogspot.com.br
Sou louca por esse livro,
ResponderExcluira premissa me deixou muito curiosa
quero muito saber o desfecho dessa estória tão singular
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Olá! esse livro me chamou atenção desde o começo por causa da sua capa! mas ainda tô esperando uma promoção para comprá-lo ^^ adorei a sua resenha! acho que depois de tantos livros lançados com assuntos polêmicos, e ainda assim narrados de forma natural ou mesmo com o humor, faz com que a gente abra os livros sem medo de ler :)
ResponderExcluirbeijos!
Esse livro foi lançado em 2009 e só agora o pessoal está começando a lê-lo ! Não entendi o motivo. Não encontrei ainda para comprar, mas já está em minhas prioridades de leitura! Adorei o blog!
ResponderExcluirbjao
Ouvi falar muito bem desse livro, vou ler com certeza *--*
ResponderExcluirBeijos
http://prypensando.blogspot.com.br/
Eu to louca pra ler esse livro, mas não encontro pra comprar. T.T Isso é frustrante! ajksdhjkashdjkas
ResponderExcluirParabéns pelo blog e a sua resenha me esclareceu alguns pontos, pois eu pensava que as 13 fitas era deixada pra 13 pessoas diferentes e não pra uma pessoa. Parabéns pela resenha e pelo blog.
Beijos,
orocardovento.blogspot.com
Mas essas 13 fitas são relacionadas com 13 pessoas diferentes. Como eu disse, cada fita é uma nova história, uma nova pessoa que fez com que Hannah tivesse motivos para se suicidar.
ExcluirBeijos.
Confesso que não costumo ler muitos livros com essa abordagem (sou uma leitora com gostos mais "mulherzinha", sabe como é, hahaha), mas sua resenha me convenceu. Essa historia me lembrou um pouco a historia de Eu Sou o Mensageiro, que é um dos livros mais incríveis que já li em toda minha vida (afinal de contas, ele foi escrito por Markus Zusak, então não poderia ser diferente). Com certeza entrou para a minha wishlist.
ResponderExcluirflyingwhisper.blogspot.com.br
@nathcarvalh0
Eu adoro livros assim, não curto romance e essas coisas.
ResponderExcluirPrefiro mais livros com esse gênero.
Super curti
M&N | Desbrava(dores) de Livros
Oi Bruna!
ResponderExcluirNão é a toa que você demorou para digerir esse livro... Não li, mas pelo que contou na resenha, acho que eu também precisaria de algum tempo para absorver tudo.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oie Bruna =)
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas confesso que não curto muito livros com esse tipo de tema mais pesado.
Acredito que sempre depois de ler algo denso como ele precisamos de um tempo para assimilar tudo.
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Quando li esse livro, fiquei chocada. Nossa, nunca tinha lido livro na temática até então e imagina só como esse livro teve efeito em mim.
ResponderExcluirMas sinceramente? Ele é fantástico, deveria ser lido por todos. Mesmo.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Não é muito meu estilo de leitura. Mas, confesso que fiquei curiosa com esse livro. Muita gente fala que é ótimo. Mas não sei ainda se quero lê-lo. Ainda mais com tanto livro que tenho na minha lista de desejados ^^
ResponderExcluirBeijos
Karen Costa
@ViajandoEstante
http://viajandonaestante.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirFiquei muito curiosa para ler. Já tinha ouvido falar desse livro muitas vezes, mas não sabia do que se tratava.
Beijos,
Bruna
http://bookslivroslibros.blogspot.com.br/
Li e gostei bastante. Deixa uma reflexão muito forte sobre várias coisas... Corta o coração ver o estado do Clay ao ouvir as fitas :s
ResponderExcluirBeijos
literaturizei.blogspot.com.br
Se eu te disse que tenho este livro, que tenho loucura para lê-lo, mas ainda não consegui?!!!
ResponderExcluirAmei a resenha!! Poxa vida, sei que vou amar a leitura!!
Bjkas
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirLi esse livro nas ferias agora e foi um livro que mexeu demais comigo!
Eu espero que você tenha se sentido assim.
Retribuindo comentário.
Beijos,
Ana.
http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/